Por Anelise Cossio, Ana Paula Pereira e Rita C. Rodriquez

Na continuação do artigo sobre a importância da Intervenção Precoce para famílias de crianças com autismo, essa semana falaremos sobre as equipes transdisciplinares.

Outra das práticas atualmente recomendadas na IP é o trabalho em equipe transdisciplinar. A transdisciplinaridade é compreendida como um modelo de trabalho em que os profissionais de diversas áreas integram os seus saberes de forma que ocorra a corresponsabilização de todos os membros da equipe.

Há dinamismo e suporte mútuo de forma a partilhar conhecimentos e informações entre todos os profissionais, e os seus conhecimentos e estratégias ultrapassam sua formação de base (FRANCO, 2007). No modelo transdisciplinar, a família é considerada como membro da equipe e esta igualdade de papéis reforça os modelos de comunicação e colaboração entre todos os elementos da equipe, garantindo que a família tenha um papel ativo na tomada de decisões (FRANCO, 2007).

Neste modelo é preconizada a partilha de papéis entre os profissionais de diferentes disciplinas para que a comunicação, interação e colaboração sejam maximizadas entre os diferentes elementos da equipe (DAVIES, 2007). Em síntese, as práticas recomendadas em IP são um conjunto de princípios e de práticas que guiam o que os profissionais devem fazer e como devem fazer, salvaguardando:

a) que a família é uma constante na vida da criança;

b) que a família é que se encontra na melhor posição para determinar as necessidades e promover o bem-estar da criança;

c) que a criança é ajudada quando a sua família também recebe ajuda;

d) os serviços e apoios devem ser prestados com base nas decisões e escolhas da família, enfatizando os seus pontos fortes e promovendo as parcerias e colaborações entre todos os envolvidos neste processo. Nesta premissa, o presente artigo pretendeu elucidar as evidências que suportam os benefícios e o nível de participação das famílias com filhos com TEA nos processos de IP, por meio da coleta e análise de artigos recentes (2005-2016).

A revisão de pesquisas em evidência é uma ferramenta que possibilita ao investigador o conhecimento sobre a eficácia das suas práticas, direcionando a um melhor apoio da IP que se baseie no conhecimento científico recente.

Para a seleção dos artigos centralizamos as buscas nas dimensões que caracterizam os benefícios da IP para as famílias apoiadas, como:

a) bem-estar e qualidade

b) controle/corresponsabilização;

c) conhecimento/informação;

d) participação/envolvimento.

Para tanto, utilizamos as bases de dados referenciais, nomeadamente, ERIC (Educational Resources Information Center), Scielo (Scientific Electronic Library Online), Periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Springer, Scopus e nas referências de artigos incluídos, onde fizemos buscas de investigações quantitativas e qualitativas.

Usou-se as seguintes palavras-chave: Early Intervention, Early Chilhood Intervention, Autism, Autism Spectrum Disorder, Benefits, Autismo, transtorno do espectro do autismo, Transtorno Global/Invasivo do Desenvolvimento, Intervenção Precoce, Benefícios. Em média foram encontrados 231 estudos, dos quais foram selecionados 37 artigos com base na descrição dos seus títulos e resumos, nas situações em que a leitura do título e do resumo não foram precisos para a sua inserção, efetuou-se a leitura do artigo completo.

Na próxima semana, falaremos sobre os benefícios da IP para as famílias e as evidências desse benefícios. 

Anelise Cossio é doutoranda em Estudos da Criança, área de Especialidade em Educação Especial pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Ana Paula Pereira é Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Educação (CIEd), do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Rita C. Rodriguez é professora doutora da Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Biologia, Rio Grande do Sul, Brasil.

GOSTOU? Compartilhe com seus amigos

Faça parte da próxima turma

Chat

Deixe seu comentário

comentários

https://pay.hotmart.com/S6134333V?checkoutMode=2

Deixe seu comentário

comentários