Uso da Lente de Aumento.

A “Lente de Aumento” é um utilitário que mostra uma parte ampliada da tela em uma janela separada. Esse é um recurso padrão do Windows XP. Seu nível de ampliação varia de 1 a 16. A “Lente de Aumento” também pode inverter as cores. A configuração pode determinar que a parte ampliada acompanhe o ponteiro do mouse ou o cursor de entrada de texto.

Como Configurar a Lente de Aumento?

  1. No menu Iniciar, aponte para Todos os programas, Acessórios, Acessibilidade e, em seguida, selecione “Lente de Aumento”.
  2. É possível que seja exibida uma mensagem sobre a “Lente de Aumento”. Para fechar a mensagem, clique em OK.
  3. Quando a Lente de aumento for aberta pela primeira vez, sua janela aparece no topo da tela.
  4. Quando o ponteiro do mouse vem para a borda inferior da janela da “Lente de Aumento”, o ponteiro torna-se uma flecha de duas pontas. Mantenha o botão do mouse pressionado e arraste a janela da “Lente de Aumento” para redimensioná-la.
  5. O usuário pode arrastar a janela da Lente de aumento e alterar sua posição como se fosse uma janela comum. Quando a janela da “Lente de Aumento” for reposicionada na parte inferior, superior ou lateral da tela, a janela da “Lente de Aumento” se fixará ali.

Tópicos Avançados.

Quando a Lente de aumento for exibida como uma janela flutuante, essa janela é manipulada de forma diferente daquela usada com a Lente de aumento fixa. Quando a Lente de aumento for uma janela flutuante, o usuário precisa mover a janela da Lente de aumento quando quiser ver a área coberta por essa janela. Por outro lado, a Lente de aumento fixa encolhe a área de trabalho e não existe nenhuma área escondida embaixo da Lente de aumento.

Para Pessoas que apertam os olhos ao olhar a tela.

Talvez o usuário aperte os olhos porque a tela está com muito brilho.

Configurações de Alto Contraste.

O “Alto Contraste” é um recurso com o qual o usuário pode selecionar esquemas de cor de alto contraste a partir de uma lista com mais de 30 opções de combinação de cores. Alguns dos esquemas também podem mudar os tamanhos de fonte para aumentar a legibilidade. Os esquemas de cor incluem combinações de cores suaves ou vivas. Selecione uma combinação que atenda à necessidade ou preferência do usuário. Um dos esquemas de cor mais populares exibe o texto em verde ou branco sobre um fundo preto.

Como Configurar o Alto Contraste?

  1. No menu Iniciar, selecione Painel de Controle, Opções de acessibilidade e, em seguida, selecione “”Ajustar o contraste” para o texto e as cores na tela na tela seguinte.
  2. Na tela Opções de acessibilidade, selecione a guia “Vídeo”. Em “Alto Contraste”, selecione a opção “Usar alto contraste” e, em seguida, clique no botão “Configurações”.
  3. Na tela “Configurações de alto contraste”, dentro da lista “Esquema de aparência de alto contraste”, selecione Preto em alto contraste.

Dicas:

O atalho do teclado está disponível quando a opção “Usar atalho” é selecionada na tela “Configurações de Alto Contraste”. O atalho permite ao usuário ligar/desligar instantaneamente o Alto Contraste e é um recurso útil quando mais de um usuário compartilha o computador ou quando o Alto Contraste é usado de forma intermitente. O atalho do teclado para alto contraste é a combinação das seguintes teclas: ALT esquerda + SHIFT esquerda + PRINT SCREEN.

Leitor de Tela.

O leitor de tela é um software que lê em voz alta o texto e os menus na tela usando um sintetizador de voz. Nem todos os softwares conseguem trabalhar bem com o leitor de tela.

O Windows contém um utilitário de conversão de texto para voz chamado Narrador.

Como Configurar o Narrador

  1. Em Painel de Controle, selecione Opções de Acessibilidade.
  2. selecione Otimizar a Tela em “Central de Opções de Acessibilidade” e
  3. selecione a caixa “Ativar o Narrador” em “Ouvir Texto e Descrições em Voz Alta”

O Narrador lê em voz alta as teclas digitadas, os menus, mensagens de erro e assim por diante.

Para usuários que não conseguem ouvir o som de advertência/erro.

Os usuários que são surdos ou que têm dificuldade de audição talvez não percebam um som de advertência/erro. Eles podem perder o trabalho que realizaram no computador se ignorarem o erro/advertência.

Como Configurar a Exibição de Som e Legendas?

  1. No menu Iniciar, selecione Painel de Controle e depois “Opções de acessibilidade”. Clique em “Opções de acessibilidade” na tela seguinte.
  2. Na tela “Opções de acessibilidade”, selecione a guia “Som”. Selecione a opção “Usar o sinalizador de som e Usar o recurso para mostrar sons”. Quando ocorrer um erro, a tela piscará e legendas serão exibidas.
Chat

https://pay.hotmart.com/S6134333V?checkoutMode=2